Mantenha a sua sessão de Internet Banking segura 

 

 

Verifique se o site é seguro

 

Ao visitar um website (especialmente um site de transacções) deverá verificar a existência do cadeado na sua página. O cadeado indica que está em módulo SSL (secure socket layer), que significa que todos os pedidos ou informações que envia do seu portal para o nosso site seguro são encriptadas (scrambled and encoded).

FNB usa Entrust Digital Security para encriptar informação.

O selo da Entrust Site faz com que seja possível que os z-Clientes do nosso Online Banking possam transaccionar e partilhar informações, livre de preocupações.

 

 

Navegador de Web

 

O portal do FNB está desenhado para estar acessível em todos principais navegadores de Web e aparelhos de navegação. Recomendamos que use a última versão do seu browser preferido. A versão mais actualizada do seu browser está normalmente disponível de forma grátis.

As últimas versões de portais são mais seguras que as antigas, o que é particularmente importante quando efectuar transacções bancárias via Internet.

Muitos dos PCs Windows estão pré-instalados com Microsoft Internet Explorer (IE), assim o IE é o navegador mais comum. Entretanto, IE é o navegador mais atacado pelos vírus e spyware.

Se utilizar o IE é particularmente importante que corra o seu antivírus com regularidade e mantenha-o actualizado com as últimas versões de segurança da Microsoft.

Outros bons browsers para PCs Windows, como Opera e Mozilla Firefox, estão disponíveis gratuitamente.

 

 

Caching

 

Os navegadores de Internet tem a habilidade de lembrar a página do portal ― isto é chamado de caching. Isto faz com que a navegação seja rápida ao aceder de novo a página, o navegador pode lhe apresentar a página arquivada sem necessariamente que solicitar novamente o servidor.

Por razões de segurança, todas páginas do FNB Online Banking são fornecidas com instruções do caching desactivado. Enquanto muitos navegadores obedecem a essas instruções, o Internet Explorer (IE) ignora-as e em nenhuma circunstância visualizará informações através do caching.

 

Para prevenir, certifique se o IE tem as seguintes parametrizações:

 

  • >Tools > Internet Options > Advanced > Do not save encrypted pages
  • >Tools > Internet Options > General > Settings > Automatically;
  • >Tools > Internet Options > Advanced > Empty Temporary Internet Files folder when browser is closed;

Proteja a sua identidade

 

Se acha que ninguém estará interessado pelas suas informações pessoais, pense duas vezes. Em mãos erradas, estas podem permitir acessos não autorizados as suas contas e cartões de débito.

Roubos idênticos acontecem quando um criminoso obtém informações pessoais para lhe roubar dinheiro das suas contas, criar contas de crédito, solicitar empréstimos, arrendar apartamentos e cometer outro tipo de crimes usando a sua identidade. Esses actos podem danificar o seu crédito e lhe deixar com facturas inesperadas, o que poderá levar tempo a recuperar o seu bom nome.

 

 

Algumas formas comuns de roubo de identidade inclui:

 

  • Phishing
  • Spoofing
  • Key-loggers
  • Social engineering

 

 

O que fazer em caso de ser vítima de roubo da sua identidade ou de fraude:

 

  • A primeira coisa a fazer, é notificar o seu banco imediatamente;
  • O FNB em conjunto com o cliente trabalhará de forma a proceder as devidas correcções de transacções não autorizadas e, proteger-lhe de uma futura fraude;
  • Contacte a esquadra de polícia local, e participe a ocorrência e apresente ao FNB para posterior investigação; 

Proteja a sua palavra-chave

 

Para reforçar a segurança do seu online banking, o nosso sistema permite formar uma palavra-chave de difícil combinação. As nossas regras de palavra-chave abaixo, dão-lhe a indicação do que é necessário:

 

  • A palavra-chave deve consistir em caracteres do tipo alfa e numérico apenas, ou combinação de ambos;
  • A palavra-chave pode ser em Maiúsculas, minúsculas, ou combinação de ambas letras;
  • Nova palavra-chave não pode ser igual às últimas 3 versões;
  • A palavra-chave não deve ser similar ao código de utilizador ou a qualquer dado pessoal (ex. nome, nº de identificação, endereço de e-mail, data de nascimento); 

Proteja o seu Computador

 

Controle o acesso ao seu PC:

 

  • Se estiver usar um PC e precisa de se afastar dele por alguma razão, desligue-o ou bloqueie a sua estação de trabalho;
  • Seleccione palavras-chave que seriam difíceis para os adivinharem e mude-as frequentemente;
  • Não forneça a sua palavra-chave à ninguém, não deixe notas registadas com sua palavra-chave perto da sua máquina;
  • Reportar qualquer actividade suspeita no seu PC à pessoa apropriada;

 

 

Esteja também ciente de:

 

  • Instalar o software do anti-virus
  • Firewall pessoal
  • Updates and patches
  • Risco de file-sharing
  • Spyware 

Sensibilização - Risco de Ocorrência de Fraude

 

 

Ataques de Phishing: Como evitar Ataques de Phishing?

 

Ataques de Phishing são tentativas fraudulentas de obtenção de informações sensíveis, tais como nomes dos utilizadores, palavras-passe e detalhes de cartões de crédito, usando como disfarce uma entidade fiável numa comunicação electrónica.

 

Como evitar Ataques de Phishing?

  • Não clique em links ou provenientes de emails não solicitados.
  • Não responda a este tipo de emails. Apague imediatamente este tipo de icons.
  • Esteja atento a hiperligações que contenham erros ortográficos do nome de domínio real. Em alguns casos, podem ser caracteres.
  • Nunca partilhe informações confidenciais junto de terceiros, como nome do utilizador ou palavras-passe.
  • Não envie informações pessoais ou confidenciais. Informações pessoais incluem documentos de identidade, cartas de condução, passaportes, endereços e detalhes de contacto. Informações confidenciais incluem nomes do utilizador, palavras-passe e números PIN.

 

 

Emails Fraudulentos: Como evitar Emails Fraudulentos?

 

Emails Fraudulentos são a criação de mensagens de e-mail com um endereço de remetente falso. Considerando que os principais protocolos de e-mail não apresentam qualquer mecanismo de autenticação, é comum que os e-mails de spam e phishing usem essa falsificação para iludir ou até mesmo enganar o destinatário sobre a origem da mensagem.

 

Como evitar emails fraudulentos?

  • Assegure que o domínio nos e-mails recebidos esteja visível e associado ao negócio que pretende alcançar.
  • Assegure que as permissões estejam em conformidade para permitir que os seus empregados possam visualizar extensões completas de e-mail nos seus computadores, respectivamente.
  • Não acredite no conteúdo de e-mails não solicitados. Na eventualidade de quaisquer dúvidas, use detalhes pessoais de contacto para entrar em contacto com o remetente no sentido de confirmar o envio dos emails acima referidos.
  • Não ignore relatórios de colegas sobre e-mails misteriosos provenientes das suas contas.

 

 

Business Email Compromise (BEC)

 

Ataques de Business Email Compromise (BEC) são uma forma de crime cibernético que compreende acções de fraude por e-mail com o objectivo de atacar organizações comerciais, governamentais e sem fins lucrativos para alcançar um resultado específico que possa afectar negativamente a organização alvo destas acções fraudulentas.

 

Como evitar Ataques de Business Email Compromise (BEC)?

  • Não partilhe o seu endereço e-mail principal publicamente em qualquer plataforma on-line como: fóruns, anúncios on-line, blogs, redes sociais ou em qualquer plataforma que possa representar um alvo fácil para autores de spams.
  • Use um endereço e-mail separado para a Internet que não esteja ligada à sua conta de e-mail pessoal ou comercial.
  • Quaisquer instruções de pagamento não planeadas ou urgentes devem ser devidamente analisadas. Verifique sempre junto da pessoa que emite a orientação de pagamento ou através de um canal credível - de preferência um canal onde possa apurar pessoalmente as orientações acima referidas.
  • Quaisquer pedidos de alteração dos dados da conta do beneficiário devem ser verificados através do contacto com o remetente, utilizando dados de contacto normais e legítimos, historicamente sólidos.

 

 

Fraude Bancária Online

 

Fraude Bancária Online é uma acção de fraude ou roubo realizada através de tecnologias on-line para transferir ilegalmente dinheiro de uma conta bancária e/ou transferir dinheiro para uma conta num banco diferente. Fraude Bancária através de Internet é uma forma de roubo de identidade e geralmente é possível realizar através de técnicas como ataques de phishing.

 

Como evitar acções de Fraude Bancária Online?

  • Verifique regularmente a actividade da sua conta.
  • Mantenha o seu PIN e palavras-passe em sigilo.
  • Use uma palavra-passe sóilida para serviços bancários online.
  • Altere periodicamente as palavras-passe.
  • Não forneça quaisquer informações via telefone sobre a sua conta.
  • Use um software de protecção antivírus, firewalls e bloqueadores de spyware.
  • Use apenas caixas de correio electrónico seguras.

 

 

Pagamentos Fraudulentos

 

Pagamentos Fraudulentos é qualquer tipo de transacção falsa ou ilegal realizada através de ataques cibernéticos de natureza criminosa. O autor do crime priva a vítima dos seus fundos, bens pessoais, interesses ou informações sensíveis através da Internet. Os pagamentos fraudulentos são caracterizados por três tipos de acções: Transacções fraudulentas ou não autorizadas. Mercadorias perdidas ou roubadas.

 

Como evitar Pagamentos Fraudulentos?

  • Altere periodicamente as palavras-passe.
  • Inclua números, símbolos e letras maiúsculas.
  • Evite o uso de informações pessoais óbvias.
  • Nunca submeta informações financeiras através de um website que não disponha de autenticação multi-factor.
  • Evite o uso de recursos de acesso automáticos que registam o nome do utilizador e palavras-passe.
  • Assegure que o logout seja feito antes de terminar a sessão.

 

 

Acções Fraudulentas de Falsificação de Cartões

 

Acções Fraudulentas de Falsificação de Cartões são acções realizadas com um cartão fabricado ilegalmente com base em informações roubadas da banda magnética de um cartão genuinamente emitido. Em alguns casos, os cartões perdidos, roubados e antigos são recodificados com informações roubadas de um cartão genuíno para fins de acções de fraude com cartões falsificados. As informações necessárias para acções fraudulentas de falsificação de cartões são geralmente roubadas através do barramento de cartões (??card skimming??).

 

Como evitar acções fraudulentas de falsificação de cartões?

  • Assegure que o seu cartão não fique fora do seu alcance aquando da realização de pagamentos.
  • Se tiver um cartão de débito, cheque e crédito, não escolha o mesmo PIN para os mesmos, e na eventualidade de perder um destes cartões, os outros ficam seguros.
  • Os Cartões de Crédito com Chip requerem igualmente o uso de um PIN para transacções nos pontos de venda (pagamento de bens/serviços).
  • Não envie e-mails que mencionem o número do seu cartão e a data de validade.

 

 

Recomendações de mitigação

 

Controlos-chave/básicos e boas práticas:

  • Verificação independente de alterações dos signatários, números de conta, etc; revisão regular dos utilizadores; reconciliações; etc.
  • Proteja o seu smartphone activando o bloqueio de tela e a função de segurança, seja uma palavra-passe padrão ou um bloqueio de tela através de impressões digitais.
  • Instale um software de segurança móvel e antivírus de um provedor de segurança fiável.
  • Limpe regularmente o histórico de visitas/consultas realizadas através do seu navegador no seu Computador e dispositivo móvel.
  • Fique atento a ataques de phishing e orientações para evitar acções fraudulentas recorrentes e procure acautelar qualquer acção antes do clique dos autores de fraude!
  • Active e use a autenticação multifactor para aumentar a segurança dos seus dispositivos ou computadores.
  • Reporte quaisquer acções fraudulentas através dos seguintes emails: phishing@fnb.co.za, call.center@fnb.co.mz ou através da nossa plataforma ? fale conosco? 

Consulte no ficheiro abaixo a informação detalhada sobre a nossa política de privacidade de dados do cliente.

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