
23.01.2025
Do networking às parcerias: o caminho para novos negócios
No actual contexto económico, construir relações comerciais duradouras vai além da simples troca de serviços. O sucesso empresarial depende, maioritariamente e, cada vez mais, da capacidade de criar e manter relações sólidas com os clientes, baseadas na confiança, comunicação aberta e compreensão mútua, com recurso a uma ferramenta poderosa: o networking.
A verdadeira força do networking reside no diálogo que inicia durante essas interacções. Em ambientes semi-formais, longe das pressões típicas das discussões comerciais, a comunicação flui de forma mais leve e sincera, permitindo uma compreensão aprofundada das necessidades e reais desafios enfrentados pelos empresários e mais um passo para a construção de uma base sólida de confiança entre os envolvidos.
A confiança é essencial em todas as relações, e ainda mais quando falamos do sector bancário, os clientes confiam nos bancos para a gestão do seu dinheiro e do seu futuro financeiro. Quando os bancos demonstram interesse genuíno em compreender as necessidades individuais dos seus clientes, cria-se uma base sólida para negociações mais abertas e produtivas. A transparência, a comunicação clara e a capacidade de oferecer soluções personalizadas reforçam essa confiança, criando condições para a fidelização a médio-longo prazo.
Eventos como o EU Business Network, organizado pela Associação de Empresários Europeus em Moçambique EuroCam Moz, são exemplos de plataformas de networking que promovem conversas e a consolidação de relações comerciais. Este evento contou com a presença de líderes empresariais, representantes das principais câmaras de comércio europeias e parceiros estratégicos, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias e estabelecimento de parcerias. O FNB esteve representado pelos seus segmentos Corporativo e Comercial e teve oportunidade de reforçar o seu compromisso de agregar valor e oferecer soluções à medida das necessidades dos seus clientes.
A celebração de parcerias sólidas, passa pela construção de relações baseadas na confiança, compreensão e interesses comuns, aproveitando as plataformas de networking para entender melhor as necessidades do mercado e construir uma rede estratégica de contactos que sustentem o sucesso a longo prazo.
Nasser Meggi
Director de Retalho
FNB Moçambique