2025 05 15 Take Note Substituição De Fichas De Informação Normalizada Copy

10.06.2025

Sentir-se seguro: uma necessidade humana

A sensação de segurança é uma das necessidades mais profundas e antigas do ser humano. Desde que começámos a viver em comunidade, procuramos formas de nos proteger — inicialmente com alianças entre vizinhos, depois com sistemas rudimentares de apoio mútuo, até à criação dos primeiros seguros na Idade Média, onde mercadores partilhavam os riscos das suas viagens marítimas. Foi aí que nasceu o embrião do conceito moderno de seguros: uma forma prática de gerir o imprevisível.

Hoje, os seguros evoluíram para muito além de uma simples resposta financeira a imprevistos. Tornaram-se parte integrante do nosso bem-estar psicológico.

 

Sentir-se seguro é ter a liberdade de viver sem o constante peso do “e se…?”.

É poder fazer planos, arriscar, cuidar da família e investir no futuro com mais confiança.

 Na actualidade, esta segurança traduz-se em diversas áreas: ter um seguro de saúde que garanta um tratamento digno em momentos críticos; um seguro automóvel que evite dores de cabeça em caso de acidente; um seguro de vida que garanta estabilidade aos que mais amamos, mesmo na nossa ausência.

Não se trata apenas de proteger bens — trata-se de proteger vidas, rotinas e sonhos.

 

Para as pequenas e médias empresas, a questão é ainda mais estratégica. Um seguro adequado permite que o empreendedor se concentre no crescimento do negócio, sabendo que terá suporte em tempos de crise, desde interrupções imprevistas até danos materiais. Segurança aqui é sinónimo de resiliência.

 

Sentir-se seguro vai muito além da simples ausência de perigo. Envolve factores emocionais e sociais que nos permitem viver com confiança, reduzir a ansiedade e tomar decisões com a certeza de que temos, à nossa disposição, ferramentas para lidar com o inesperado.

 

Como seres humanos, temos uma necessidade inata de controlar o nosso ambiente. Quando essa segurança falha, surge a ansiedade e afecta a nossa saúde mental, prejudicando também, inevitavelmente, a qualidade de vida.

 

O FNB Moçambique reconhece este valor profundo dos seguros. Por isso, lançou a campanha +Seguro nas suas redes sociais — sobretudo para educar e empoderar. A campanha explica, de forma clara e prática, o papel real dos seguros no dia-a-dia, desde o seguro de vida aos patrimoniais, para protecção pessoal e empresarial. O banco pretende, assim, ir além de uma simples oferta de produtos financeiros, focando-se na partilha de informações valiosas e práticas, de modo a orientar para uma tomada de decisões informadas, aos seus clientes e seguidores.

 

Sentir-se seguro, afinal, é mais do que estar protegido — é ter a certeza de que, quando a vida foge do nosso controlo, existe algo sólido onde nos podemos apoiar. E isso, por si só, muda tudo.

Carla Muchanga

Responsável de Bancassurance

FNB Moçambique

Icon Cookies

Nós usamos cookies!

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência possível na Web.
A eliminação de cookies pode limitar algumas funcionalidades.
Alguns cookies são estritamente necessários para que o nosso sítio Web funcione corretamente e não podem ser desactivados.

Poderá querer rejeitar os cookies desnecessários.

Aceitar

Rejeitar

Aceitar

Rejeitar

Ícone voltar ao início